quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Os Vertebrados - Laboratório de Ciências



O ambiente e os vertebrados

Classificação dos Animais Vertebrados

Os vertebrados constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves emamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro1 .

Outras características adicionais são a presença de um sistema muscular geralmente simétrico (a simetria bilateral é também uma característica dos vertebrados) e de um sistema nervoso central, formado pelo cérebro e pela medula espinal localizados dentro da parte central do esqueleto (crânio e coluna vertebral).
Foram encontrados vestígios dos vertebrados até ao período Siluriano (há 444 a 409 milhões de anos).

Equinodermos: Estrelas do mar, ouriço do mar, pepino do mar...

Os equinodermos são animais marinhos como as estrelas-do-mar, bolachas-do-mar e ouriços-do-mar, que podemos ver quando visitamos alguma praia.

Os biólogos dizem que os equinodermos são de vida livre, ou seja, vivem soltos na água do mar, com exceção do lírio-do-mar, cuja maioria vive fixada a rochas no fundo do mar. As estrelas-do-mar são facilmente encontradas, deslocando-se no fundo do oceano, assim como os ouriços-do-mar. Por vezes alguns ouriços são encontrados próximos a rochas, onde cavam buracos que servirão de abrigo.
A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.
Esses animais possuem uma dieta bem variada, sendo que os ouriços-do-mar gostam de se alimentar de algas marinhas e pequenos animais. Já as estrelas-do-mar se alimentam de ostras, mexilhões, outros equinodermos, corais e anêmonas-do-mar. Esses animais respiram através de pequenas brânquias que se encontram ao redor da boca do animal.
Os equinodermos possuem, na maioria das espécies, sexos separados, com fecundação externa, ou seja, macho e fêmea liberam seus gametas (espermatozoides e óvulos) na água para que sejam fecundados. Dizemos que o desenvolvimento nesse animal é indireto, porque antes de se tornar um adulto, ele passa por uma ou mais formas larvais.
Os equinodermos possuem uma característica bem curiosa: a capacidade deregeneração. Por possuírem essa capacidade, esses animais conseguem regenerar partes do corpo que foram danificadas. Os ouriços-do-mar, por exemplo, regeneram continuamente seus espinhos; e as estrelas-do-marconseguem regenerar um ou mais braços perdidos.
As estrelas-do-mar possuem um disco central onde se localiza o seu sistema nervoso, que é muito simples. Se a estrelas-do-mar for dividida, ela pode se transformar em outra estrela, desde que haja uma parte do disco central na parte que foi retirada. Esses equinodermos possuem olhos muito simples localizados nas extremidades de cada braço, que são capazes apenas de perceber a luminosidade.
Alguns animais equinodermos são chamados de estrela-serpente, serpente-do-marou ainda ofiúro, que se parecem muito com as estrelas-do-mar por causa de seus braços longos e finos.
Outros animais que também são equinodermos são os pepinos-do-mar, as bolachas-do-mar e lírios-do-mar.

Moluscos - O que são? Quem são?

molusco é um animal que se caracteriza por possuir corpo mole, sendo que muitos são protegidos por uma concha. Atualmente são conhecidas mais de 150 mil espécies de moluscos e podemos encontrá-las no mar, na água doce ou em terra firme. Osmoluscos mais conhecidos são as ostrascaramujoslesmasmexilhõescaracóislulaspolvos.

Os moluscos apresentam o corpo dividido em cabeça e massa visceral. Na cabeçadesses animais podemos encontrar os órgãos dos sentidos e uma boca que possui uma estrutura parecida com uma língua cheia de pequenos dentes muito afiados que chamamos de rádula. Com a rádula, os moluscos conseguem raspar os alimentos, transformando-os em pequenas partículas que são enviadas para o estômago. 
massa visceral dos moluscos é o local onde se encontram todos os órgãos do animal. Revestindo a massa visceral há uma camada repleta de glândulas produtoras da concha, presente em alguns moluscos.
 nos moluscos é o responsável pelos movimentos e ele pode ser usado para cavar, rastejar ou nadar.
A maioria dos moluscos respira através de brânquias; mas outros moluscos realizam arespiração pulmonar, ou seja, respiram através de pulmões; e outros fazem arespiração cutânea, ou seja, respiram pela superfície do corpo.
Os moluscos que respiram através de brânquias vivem exclusivamente na água, como os polvos e as lulas. Já os que conseguem respirar através de pulmões são alguns moluscos terrestres, como os caracóis e caramujos; e os que têm respiração cutâneasão as lesmas.

Os Insetos e o Homem

Os insetos podem ser classificados em três grupos: os benéficos, os nocivos e os neutros (reduzido número, com pequenos efeitos).

A humanidade se beneficia dos insetos, na polinização das plantas, sem a qual não teríamos muitas frutas, nem  algodão, nem café, menos plantas forrageiras, e nem o colorido e a beleza de muitas flores
As abelhas nos fornecem o mel, alimento rico em proteínas e com propriedades medicinais. O bicho-da-seda fornecem-nos a seda para a confecção de tecidos. A teia da aranha vem sendo pesquisada para fazer cabos mais resistentes que aço, entre muitos outros produtos úteis.
Se por um lado algumas espécies são parasitas ou predadores e, deverão ser mantidas sob controle, outras  espécies  auxiliam-nos  no controle de outros insetos (equilíbrio ecológico), no tratamento de  moléstias, no estudo de  muitos problemas de hereditariedade, solução de crimes, evolução, sociologia, poluição dos rios e de outros setores.
Como alimento, os insetos são o único ou o principal de muitos animais, como aves, peixes, incluindo o homem em algumas partes do mundo.
Insetos tem também valor estético e artístico, e tem inspirado com sua beleza modistas e desenhistas, tal como esta sendo apresentado na Mostra : Insetos! Segredos e Interpretações, no
MUBE até o dia 12/01/2003.
Apesar de alguns  insetos causarem  prejuízos  nas plantações, nas  nossas propriedades e também de ser um  agente transmissor de algumas das mais sérias moléstias ao homem e animais, é provável, que o benefício produzido pelos insetos benéficos ultrapassa o dano causado pelos nocivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário